domingo, 17 de agosto de 2008

Poros abertos. Saiba como resolver

Sabe quando acabamos de limpar a pele, com todo o cuidado, e ela já parece estar oleosa novamente? São os poros. Saiba como funcionam esses “inimigos ocultos” de quem tem a pele oleosa ou mista.

Para começar, os poros têm uma função muito importante para o nosso corpo e não são tão “vilões” assim. Eles ajudam a manter a temperatura do corpo e a proteger e hidratar a pele. O problema é que, em peles oleosas, eles tendem a ficar mais dilatados e expostos, facilitando o acúmulo de poluição, de resíduos e da oleosidade natural da pele. Por isso, temos aquele “brilho” indesejado o dia inteiro.

Algumas linhas de cosméticos ajudam a contrair os poros, reduzindo essa oleosidade, e outras inibem a produção de secreção das glândulas sebáceas. Porém, antes de escolher um tratamento, é importante consultar um profissional para saber qual é a causa da oleosidade (pode ser acne, dermatite seborréica, etc.).

Pessoas com pele oleosa, ou seja, mais espessa, de poros dilatados e visíveis e com a aparência sempre brilhante não podem dispensar uma boa limpeza, tomando cuidado para não optar pelos produtos adstringentes.
A água deve ser combinada a géis ou sabonetes específicos para higiene. É importante, no entanto, nunca usar o mesmo sabão ou gel usado para lavar as mãos, por exemplo. Para hidratação, melhor recorrer a loções suaves que deixam respirar a pele.
Para uma limpeza mais profunda, a idéia é usar produtos esfoliantes granulados ou de arraste que limpam e eliminam as células mortas. Duas vezes por semana, uma máscara esfoliante e um purificante devem ser a alternativas.

Produtos contendo retinóicos (derivados de vitamina A), alfa-hidroxiácidos ou ácido salicílico também são ótimos para esse tipo de pele.

Se a sua pele é oleosa, lembre-se que os itens de maquiagem, como a base, também devem ser livres de óleo. Uma opção prática para o dia-a-dia são os lencinhos antioleosidade, que retiram o excesso de gordura da superfície e podem ser usados várias vezes ao dia.
Para quem não consegue conviver com os “poros abertos”, a medicina estética aponta algumas opções. O tratamento a laser ajuda a contrair os poros e o peeling remove as camadas superficiais da pele, deixando os poros “menos profundos”. Mas cuidado: esses tratamentos não devem ser feitos com muita freqüência nem sem acompanhamento porque são bastante agressivos à pele.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Pele Suave | by TNB